sexta-feira, 10 de abril de 2009

Olá, cá estamos a dar notícias, continuando onde as deixámos...
Logo no início do segundo período, mostrámos os nossos trabalhos sobre os "Reis Magos"... Houve muito interesse e empenho, até dos Encarregados de Educação.



Ainda sobre a Paz...
Olhem como estava o nosso placard: as mãos transformaram-se em pombas e cada uma levava um dos 30 direitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.



Aqui trabalhava-se em equipa na ilustração da Declaração...



... E aqui foi o momento da entrega, à Biblioteca da escola, na pessoa da responsável, a Professora Carla, do exemplar por nós produzido.



Registou-se também o momento em que a responsável do Centro de Acolhimento de Crianças do Barreiro, veio à escola explicar o seu funcionamento e as necessidades/carências com que se confronta. A partir daí, todos se mobilizaram numa cadeia de solidariedade para ajudar como podiam... Foi bonito ver a quantidade de materiais diversos que foram chegando à escola. Daqui agradecemos a todos!



Entretanto íamos trabalhando outros assuntos... Outras áreas...



E chegou o dia de irmos à IV Feira do Chocolate, a convite da Escola Secundária dos Casquilhos!
Começámos por fazer, e comer, salame... Por isso não deixou registo!
Mas acreditem, estava excelente!
A seguir, e sempre acompanhados por vários "guias", fomos aprendendo que o chocolate não é "só" saboroso... tem uma longa história e muitas viagens. Vimos as sementes do cacau, vários tipos de chocolate e os doces a concurso.





Comemos pão de chocolate cozido na hora... Sentem o cheirinho? E o sabor?...



A seguir os nossos simpáticos "guias" brindaram-nos com música e danças "bué da fixe"...



Depois, e porque era uma feira, fomos às compras.
Imaginem o que comprámos e onde trouxemos as compras...



Para terminar, e gastar as calorias do chocolate, participámos nos jogos (tradicionais) que os nossos anfitriões tinham especialmente preparado.







E até nos deram balões!... Foi uma DOCE experiência!



Adorámos e recomendamos... Estejam com atenção ao próximo Janeiro!
Vão GOSTAR MUITO! Literalmente!

Como se previa, no Dia Escolar da Não-Violência e da Paz, 30 de Janeiro (morte de Mahatma Gandi), esteve mau tempo...
Assim, decidiu-se alterar as comemorações, no Parque da Cidade, para o Dia da Árvore, da Floresta e da Eliminação da Discriminação Racial, dia 21 de Março, mas que para nós seria a 20, sexta-feira.

Entretanto, continuámos a resolver os "desafios"...
Um deles falava em "apertos de mão", e fomos resolvê-lo...



Continuámos também a trabalhar na Área de Projecto...



... E chegou o Carnaval! Para alunos... Professores... e Auxiliares!...



Finda a folia, foi tempo de apresentar os trabalhos da Área de Projecto.













Todos os trabalhos revelaram pesquisa, empenho e esforço... Uns mais que outros, é verdade, mas é sempre assim: todos somos (e temos capacidades) diferentes.
Além destas actividades, todas as semanas e/ou sempre que se justifique, realiza-se a Assembleia de Turma, para tomada de decisões, o que origina salutares e democráticos debates e posteriores votações.



Veio Março, e com ele a Semana da Leitura...
Mais uma vez se registou, com muito agrado, a participação dos Encarregados de Educação que prontamente se disponibilizaram a vir à escola contar histórias...



Houve também os "Assaltos de Poesia" de que tanto gostamos... Éramos para fazer um assalto e fizemos três! Assaltámos as turmas de 3ºano com 12 "piratas"! O nosso "reportório" foi:
- Poesia original (escrita e dita pelo autor: João Matos)
- Camões: a pessoa (apresentada pela Mariana Martins) e a obra( ditas as duas primeiras oitavas de "Os Lusíadas": Mariana Rodrigues, Tiago, Gonçalo, Ana Inês)
- Lengalenga" Era, não era", de Luísa Ducla Soares (dita por Joyce, André Conceição, André Pedro, Diogo Domingos, Pedro Ferreira)
- Conto " Mil Perguntas" de Gianni Rodari (lida pelo Fábio)
Segundo as "doutas" opiniões dos assaltados, estivemos muito bem... Claro. Nós adoramos estas actividades!
A 10 de Março a Eduarda foi ser operada e tivemos outras professoras. Mas regressou antes do fim do período e alertou-nos que, o que se segue, é o período de todas as pressões e de todas as decisões... Que temos de trabalhar!
Por isso... Até à próxima!

3 comentários:

Isabel Lopes disse...

Olá a todos... Estão todos de Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido. Acho que devem estar orgulhosos das vossas façanhas... Continuem.
Pela minha parte, fiquei feliz por se terem divertido na "minha" escola (Secundária de Casquilhos), a porta estará sempre aberta...
Vêm tempos difíceis, pelo que desejo a todos muita sorte nas provas, e porque nada se consegue sem esforço e empenho, acredito que cada um de vós vai fazer o melhor... Força
25 beijinhos
Isabel Lopes

Mariana R. disse...

Olá, eu acho as fotos muito giras,este blog está um espectáculo!
Já agora dêem um saltinho ao blog da barafunda - o meu, espero que gostem!
bjs
Mariana Rodrigues

Unknown disse...

eu acho que as nossas fotografias estao um espetaculo beijinhos