Olá, cá estamos de novo a dar notícias… Queremos dizer a todos que, neste período, das actividades realizadas, destacamos:
- o mês de Janeiro, com as Comemorações do Dia Escolar da Não Violência e da Paz, Jogos Cooperativos, Poesias, Contos … E o Lançamento da Pomba da Paz, da qual, este ano tivemos notícias… Chegou até ao Baixo Alentejo!
- o Concurso das Tábuas, semanal, com direito a um “miminho” doce para todos os que chegam à tábua do 10. E já são quase, quase, todos…
e o “Vamos Ouvir”, também semanal. Este é o momento, por excelência, das actividades relacionadas com o Plano Nacional de Leitura… ou de outro livro que nos caia nas mãos. Antes, comentamos, individualmente, o último livro que requisitámos na nossa BE, e, eventualmente, recomendamo-lo a outro colega, tendo em conta as características de ambos: livro e futuro leitor. Aqui vão algumas sugestões/preferências:
-“ A Formiga Horripilante” - brincámos com este livro no ano passado, mas continua a ser uma referência. Ali, o ser diferente, traz muitas vantagens…
-“ O Gigante Egoísta” - onde a Amizade e o Amor vencem…
-“O Espanta-Pardais” - onde a luta pela Liberdade é mais fácil com a Ajuda dos Amigos…
-“ A Guerra dos Sinos” de Gianni Rodari – onde basta querer para acabar a guerra…
Eis alguns dos nossos trabalhos…
Na Semana da Leitura, 3 a 7 de Março, alguns de nós foram, de surpresa, contar a história que escolhemos (A Formiga Horripilante), a duas outras turmas, e o mesmo nos aconteceu… Até veio uma Auxiliar contar-nos uma história!...
Recomendamos vivamente todos estes livros…
Neste período, houve outra actividade de que gostámos especialmente:
A visita ao FLUVIÁRIO em Mora e a passagem por Brotas para visitar uma olaria tradicional, com o oleiro a fazer objectos no roda e a esposa a explicar-nos todo o processo do fabrico da loiça.
Do Fluviário só não apreciámos o facto de não estarmos sozinhos para ouvir tudo, mesmo tudo, o que a guia se esforçou por explicar. Estavam lá 2 turmas de alunos mais velhos, que não se portaram lá muito bem… E nós também chegámos mais tarde que o combinado para a visita guiada… Bom, mas o que interessa ficou nos nossos olhos, na nossa memória e registámos no dia seguinte na escola… E podemos sempre lá voltar!
Para quem quiser ir, o telefone do Fluviário é 266448130, e o da Olaria do Sr. José Carlos Ramalhão é 919422017. Convém avisá-lo para que ele possa estar preparado e ter mais tempo ao nosso dispôr. Podem contactá-lo também por e-mail (olariadasbrotas@hotmail.com).
Foi muito interessante esta viagem… Recomenda-se!
Até à próxima!